quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


O Olhar É A Linguagem Do Coração,E É Por Isso Que As Mais Lindas Palavras De Amor São Ditas No Silêncio De Um Simples Olhar.Mário Júnior Trd.



ultradownloads.com.br

mensagem de fim de ano



                            Gostaríamos  muito que o ano que se inicia fosse regado com

                                                   o  orvalho do amor

                                                  da compreensão

                                                     da paz 

                                                da convivência

                                                        e da 

                                                     Feliz 2013!!!

zazzle.com.br


fotorkut.com.br

Que o orvalho do amor molhe nossos corações e mentes 



paraorkut.org

Que 2013
 venha com muitas cores para alegrar nossas vidas
Felicidades para todas a HUMANIDADE!!

Beijos
grupo D


Agradecimento


       
Obrigado meu Deus!!!






 Agradecimento  aos amigos
                                             

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Frases de Charlie Chaplin

A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza.
Charles Chaplin

blogespiritaluzevida.blogspot.com


Creio no riso e nas lágrimas como antídotos contra o ódio e o terror.
Charles Chaplin

A persistência é o menor caminho do êxito.

Charles Chaplin
http://www.fanpix.net

Conhecer o homem - esta é a base de todo o sucesso.
Charles Chaplin


Só poema

ruinelson.net



Eu tenho pena da Lua!
Tanta pena, coitadinha,
Quando tão branca, na rua
A vejo chorar sozinha!...


As rosas nas alamedas,
E os lilases cor da neve
Confidenciam de leve
E lembram arfar de sedas


Só a triste, coitadinha...
Tão triste na minha rua
Lá anda a chorar sozinha ...


Eu chego então à janela:
E fico a olhar para a lua...
E fico a chorar com ela! ...

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Curriculo



vilmaloneves.blogspot.com


O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto. O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar, ou seja, ele  é tudo aquilo que o educador entende ser necessário para o desenvolvimento e aprendizagem, portanto  implica em criar  condições adequadas para que, numa perspectiva de diferenciação pedagógica, todas as crianças tenham oportunidade de realizar aprendizagens em diversas  áreas de conteúdo. Deste modo  o currículo deve ser compreendido e trabalhado  levando em  consideração a diversidade dos educandos, recorrendo-se a práticas que permitam e facilitem o intercâmbio dos  saberes.

Conceito de Currículo




anjoazulpoesiasecia.blogspot.com


            De acordo com a nossa compreensão, currículo é a aquisição do conhecimento, informação e atividades de estudo, bem como a capacidade do ser humano de construir e ampliar conceitos.
            O currículo é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação adequado para a consecução de ditos objetivos. Supõe selecionar, de tudo aquilo que é possível ensinar, o que vai se ensinar num entorno educativo concreto.
           O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar. O Currículo não é só divisão em disciplinas e conteúdos trabalhados, são todos os processos vivenciados numa escola como instrumento que possibilita o processo ensino aprendizagem do educando na busca de melhoria do seu projeto de vida, por isso ele  é aberto, flexível e geral, de maneira que é cada centro que adapta essas bases a seu entorno particular.
          

domingo, 2 de dezembro de 2012

Feliz Natal


Que toda a humanidade tenha um Natal repleto de PAZ
Tenha o que se alimenta e se agasalhar
Tenha, principalmente aquele que nasceu nesse dia "JESUS CRISTO", nos corações
junto com a família
Bom NATAL e um 2013 muito feliz
Abraços de Luzia


                                                                         ocomentarios.com

Agradecimento




recados.net

Proinfo  2012
Nosso agradecimento
A
Eny Cristina Vieira 
 e
Maria do Carmo Abreu 
Escola Estadual “Joaquim Botelho
Muito Abrigada!!!

Grupo D




sábado, 1 de dezembro de 2012

Atividade 4.5



Atividade 4.5 - Produzindo o relato multimídia do seu projeto pedagógico.

                                                sociedademultimidia.blogspot.com

RELATO

Fizemos uma  apresentação em Power point, no laboratório da escola estadual ”Alírio Herval”, com a turma do 1º ano do ensino médio.
Foi muito difícil porque eram muitos  quatro alunos por computador. Percebemos que os nossos alunos, apesar de conviver com os aparelhos multimídia, não têm o hábilto de pesquisar assuntos que não sejam do seus interesses.A respeito do tema escolhido, todos conhecem e gostam porque têm familiares que vivem e trabalham na zona rural.Mas, mesmo assim esta  aula foi muito prazerosa, os alunos ficaram muito entusiasmados nesse dia. Eles tiveram a consciência que devem plantar  e não destruir a natureza. Para montar esta apresentação,  achamos um pouco complicado, esta atividade não foi tão fácil como pensávamos, pois nunca tínhamos trabalhado com  este programa na escola. Não usamos as fotos que tiramos durante a aula, porque estaríamos expondo imagens dos alunos  sem autorização dos responsáveis, então tiramos algumas imagens da internet para fazer a nossa apresentação.  
Grupo D

Atividade 4.5


PROJETO  SOBRE AGRICULTURA
TEMA PROPOSTO PELOS ALUNOS DO 1° ANO “B”

                                                                  prefeiturademossoro.com.br



Atividade 4.4




Vídeo
Tema Agricultura 



Fizemos uma  apresentação em Power point, no laboratório da escola estadual ”Alírio Herval”, com a turma do 1º  ano do ensino médio e depois a  transformamos em vídeo.

Atividade 4.3





qualiafro.com.br

Neste texto falaremos sobre os meios de comunicação e as mídias utilizadas na escola. A maioria das escolas conta com um laboratório que não funciona por ter maquinas (computadores) ultrapassadas  e professores que não tem conhecimento de Tics , na e capacitação dos professores
. Alguns não utilizam por medo, por não saber como funciona,  por falta de pratica ou mesmo não sabem atuar com essas tecnologias.
Na Escola que trabalho já temos a nosso dispor diversas mídias como celulares, máquinas fotográficas, data show , acesso a internet em casa ou mesmo na escola.  A tecnologia nos faz melhores, principalmente quando temos oportunidades de utilizá-la para auxiliar no processo ensino aprendizagem. A tecnologia aliada a novas  idéias  e planejamentos coerentes melhora muito o trabalho do professor na sala de aula. Motivam os alunos a querer aprender mais, a pesquisar mais, principalmente depois que começamos o curso da plataforma Eproinfo , com as tutoras da SER de Monte Carmelo.

Atividade 4.2


Atividade 4.2


Navegando por vídeos e outras mídias
                                        igorfeliz.blogspot.com
 MUNDO :  interação digital
 Percebe-se que o mundo está conectado de forma interativa através das varias mídias. Interatividade é uma palavra de ordem para o comportamento desta geração. Dessa forma existem atualmente  os livros didáticos de  algumas editoras que já contam com o recurso multimídia como exemplo  os  da Editora Moderna contam com recursos digitais elaborados por educadores e especialistas em tecnologia, de acordo com o nível de ensino e as particularidades de cada disciplina, abrangendo jogos, filmes, animações, mapas interativos, vídeos de experimentos e simuladores.

Atividade 4.1



Conhecendo objetos em multimídia 
                                               http://blog.clickgratis.com.br/ciberartepvh/

Sabe-se que a juventude nasceu e convive com a tecnologia. Logo, se adequar aos avanços tecnológicos é um dos desafios dos professores e  das escolas e não dos alunos.
Os recursos digitais são um incentivo ao estudo autônomo, já que o aluno pode acompanhar experimentos a qualquer hora, com a possibilidade de interagir com os objetos, controlando resultados, avançando ou retrocedendo em sua apresentação e revendo as sequências temáticas.  
A Ciberarte é a nova forma do fazer artístico, que é a expressão de uma lógica recombinante que abusa de processos abertos, coletivos, inacabados.A principal característica desse tipo de arte está na utilização da informática e dos meios de comunicação para a formação do que atualmente chamamos arte eletronica ou ciber arte os exemplos mais importantes dessa arte são: a video-arte, a tecno-body-arte (Stelarc, Orlan), o multimidia (CD-Rom), a robótica e esculturas virtuais (Marc Pauline e o SRL) ), a arte halográfica e informática (imagens de síntese, poesias visuais, Internet e suas Home Pages, arte ASCII, smileys, exposições virtuais), a realidade virtual e, obviamente, a dança, o teatro e a música tecno-eletrônica . A ciber-arte é uma arte interativa, dentro do paradigma digital da civilização do virtual.


Cibearte ou Cyberat são expressões artísticas confeccionadas a partir de máquinas e suas tecnologias, por exemplo esculturas em três dimensões feitas a partir de programas de computar, enfim Cyberart é a interação do artista com ferramentas de alta tecnologia, este tipo de arte começa a aparecer em todas as diferentes manifestações da intenção artística ou do belo. Abraços....


História da Ciberarte
  A arte eletrônica foi criada a partir dos anos 1970 que começaram as experimentações com a arte em rede eletrônica, a intenção era a geração do processo em rede interativo nesse momento o processo de criação coletivo era mais importante que o produto final concebido. O que interessava aos primeiros artistas cibernéticos, era a forma que emergia da comunicação "todos-todos", típica da forma telemática.
Um dos pioneiros da arte eletrônica em rede é Douglas Davis que, em 1976, criou a performance "Seven Thoughts" utilizando satélites. Em 1977, o projeto "Sattelite Ars Project" (Galloway e Rabinowitz) liga os dois lados da América. Nesse mesmo ano Paik, Beuys e Davois apresentam o "Performance Television" via satélite, no Documenta VI em Kassel, Alemanha. Em todas essas performances são enfatizadas a utilização do novo espaço eletrônico, do tempo real e da interatividade. Os mesmos Galloway e Rabinowitz vão, em 1980, criar "Hole in Space" interligando câmeras e monitores de TV em L.A. e N.Y. por satélites.
Uma das primeiras redes eletrônicas internacionais de artistas foi a ARTEX, criada em 1980 e organizada por Robert Adrian X. ARTEX permitia vários eventos telemáticos centrados basicamente em textos (ASCII, e-mail), onde realizavam-se trabalhos de construção de textos coletivos e quase sempre inacabados. Em 1986, a WELL lança o "ArtCom Eletronic Network", um sistema de conferências (informações, programas, etc.) que incluíam sysops, escritores, intelectuais e artistas. A arte começava assim a explorar todo o potencial do ciberespaço e da "ciber-socialidade".
A vídeo-arte é uma pioneira nesse processo. A distorção e desintegração do sistema figurativo moderno surge quando o coreano Nam June Paik inverte os circuitos de um aparelho receptor, perturbando a constituição das imagens. A video-arte lançava assim, a pulverização do sistema renascentista perpetuado pela fotografia e o cinema . A video-arte não pretende representar a verdade (Godard dizia que o cinema é a verdade 24 vezes por segundo). Para Paik, não existe verdade, pois não existe aquilo que podemos afirmar ser o real. Tudo não passa de pura invenção e re-arranjos sucessivos . A "geração bit" (Machado) é pós-fotográfica, digital. Como afirma Machado, a câmara obscura está fadada a desaparecer e, com ela, todo o fundamento figurativo, naturalista, representativo. A grande mudança em relação a fotografia (ou o cinema e a TV) é que a ciber-arte não mais representa o mundo . Como sintoma da pós-modernidade, o original não existe mais. 
A música eletrônica também é um exemplo marcante dessa ciber-arte, sendo atualizada hoje com a música "tecno" e o movimento dos "zippies" e "ravers" , que eclodiram na Inglaterra, na década de 1980, e atingem agora o mundo. Esses "tecno-pagãos" mostram, talvez, um dos exemplos mais interessantes da cibercultura, unindo de forma hedonista, socialidade e tecnologia. Essa "tecnosocialidade" ocorre da fusão de uma música futurista, minimalista e rítmica ("tecno") com os impulsos tribais contemporâneos. No fim dos anos 1970, a informática musical toma força e a popularização de sintetizadores, "drum machines" e "samplers" vão produzir um outro gênero radical da música contemporânea, o "rap".
A arte eletrônica vai se constituir numa nova "forma simbólica", através da qual, os artistas utilizam as novas tecnologias numa postura ao mesmo tempo crítica e lúdica, com o intuito de multiplicar suas possibilidades estéticas. Essa nova forma simbólica vai explorar a numerização (trabalhando indiferentemente texto, sons, imagens fixas e em movimento), a spectralidade (a imagem é auto-referente, não dependendo de um objeto real e sim de um modelo), o ciberespaço (o espaço eletrônico), a instantaneidade (o tempo real), e a interatividade, quebrando a fronteira entre produtor, consumidor e editor. O mundo ao qual esse "ciber-artista" se refere, não é mais o mundo real dos fenômenos, mas o mundo virtual dos simulacros.



http://issuu.com/ed_moderna/docs/educatrix_ed01?mode=embed&layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Flight%2Flayout.xml&showFlipBtn=true
/www.google.com.br/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=objetos+multimidia

Atividade3.5


Atividade 3.5

Aula presencial



Reflexão
" As pessoas são realmente
importantes como seres 
humanos quando, mesmo
distantes no tempo e no
espaço, jamais são
esquecidas"


(Joaquim Magalhães) 

Atividade 3. 4

rededemocratica.org

Desenvolvimento do projeto





"Quanto mais me capacito
como profissional,
quanto mais sistematizo
minhas experiências,
quanto mais me utilizo do
patrimônio cultural,
que é patrimônio de todos e
ao qual todos devem servir,
mais aumenta minha
responsabilidade com os homens"
"A cultura consiste em criar
e não em repetir"
"Existir humanamente é pronunciar
o mundo, é modificá-lo"
Paulo Freire


PROJETO  SOBRE AGRICULTURA
TEMA PROPOSTO PELOS ALUNOS DO 1° ANO “B”

Introdução
Sabe-se que a linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente  da  ensinada na escola. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam porque o mundo está repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas no ser humano e os próprios jovens  trocam informações entre si .  Antenados com as tendências de modernização e desenvolvimento rural, o profissional  contribui para aumentar a produtividade do solo, conseguindo reduzir os custos do produtor rural, e isso chama a atenção dos jovens  que buscam na agricultura um mercado de trabalho.

Justificativa
Sabemos que as novas formas de agricultura estão entrando em cena, isto é, no mercado de trabalho e  possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo que busca ser um profissional da área.
Este projeto abordará as diferentes formas de trabalho no campo e fornecerá oportunidadespara explorar a terra como profissão..
Na escola, nós escrevemos porque temos que copiar do quadro. Na internet, escrevemos porque queremos  interagir com os colegas que possuem os mesmos interesses que os nossos.
Nota – se que o professor pode integrar o conteúdo dos livros didáticos, com outras mídias para a pesquisa e/ou aprofundamento dos conteúdos que nos interessam. Dessa forma, em conjunto com  os professores participantes do PROINFO, nós alunos decidimos pela criação de blogs, que serão feitos em grupos e alimentados por nós, sobre os assuntos pré selecionados, com foco voltado para o “BLOG AGRICULTURA”.


Objetivos a serem alcançados:
- Mostrar a origem da agricultura e sua importância para a vida humana.

- Conceituar que a agricultura é o meio pelo qual a humanidade produz os alimentos e as matérias-primas para a fabricação de diversos objetos.

- Diferenciar os sistemas agropecuários que são: agricultura extensiva, agricultura intensiva.

- Destacar as características particulares da agricultura extensiva, agricultura intensiva e as relações de trabalho que vigoram no Brasil como: posseiros, parceiros, pequenos proprietários, arrendatários, assalariados permanentes, assalariados temporários e trabalhadores não-remunerados.

- Analisar algumas formas de exploração dos solos brasileiros, tendo em vista que muitos produtores rurais insistem em cultivar em áreas de declives e realizar queimadas que enfraquecem os solos.
.
  
PÚBLICO ALVO

Alunos do 1° ano “B” e professoras participantes do PROINFO  “100 HORAS 2012”
COMO PROFISSÃO
Nós, alunos do 1° ano “B” da Escola Estadual Alírio Herval, vimos na agronomia uma profissão por estar em contato com a natureza e gostar de trabalhar no campo, por ser morador de Zona Rural. Sabemos que o profissional de agronomia envolve-se em praticamente todas as etapas do processo agrícola - desde o plantio até a comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Para essas atividades, utiliza o computador, informando-se sobre novas tecnologias e pesquisas científicas na área, calculando estoques e checando na internet a cotação dos produtos nas bolsas de valores internacionais.

DURAÇÃO DO PROJETO

Ao longo da última semana do mês de novembro, de acordo com o planejamento do professor.
METODOLOGIA

Primeiramente houve a explanação do professor sobre algumas temáticas que poderiam ser pesquisadas, e em seguida a divisão dos alunos em grupos, onde poderiam decidir o tema de forma livre.Depois o professor atentou para a criação de um blog sobre o tema escolhido para podermos colocar a origem, os conceitos e a importância do assunto escolhido pelo grupo que foi a agricultura. Assim, desenvolveremos pesquisas, textos escritos, debates e troca de informações online (MSN/ SKYPE/ FACEBOOK) para alimentar o blog criado por nós.

CRONOGRAMA


Tempo: Última semana do mês de novembro
Turno: Matutino

Mídias e Técnologias a serem utilizadas:

Planilha de texto ( ) Internet ( ) Excel ( ) Fotos ( )
Pen-drive ( ) Impressora ( ) máquina fotográfica ( )

Tv,Cds, DVD, Computadores, Retroprojetor, câmara digital, gravadores, filmadoras, fita vhs.


NORMAS DE USO
 Desligar o computador, após o uso.
 Não comer na sala de informática.
Se organizar para salvar os trabalhos, para que não ultrapasse o horário estipulado.
Quando vier para a sala de informática, organizar a sala em grupos, sendo que só dispomos de 15 computadores funcionando.
Conversar com os alunos sobre acessar a internet seguramente.

INTERNET SEGURA
 Jamais forneça senha a terceiros. 
 Preste atenção no endereço que está navegando.
Não clique em algum arquivo que você não conheça a origem.
Salve sempre seus trabalhos ao término da aula, pois assim você poderá recuperá-los na aula seguinte.
Ouvir o colega com atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A dúvida de um pode ser a dúvida de todos.
Não apontar lápis, dispor de restos de borracha nas mesas do computador, pois esta sujeira danifica o equipamento. 
 Em caso de dúvidas, chame o professor.
Ao vir para a sala de informática, já tenha em mãos uma ideia do que procurar ou do que fazer.
Tome cuidado com cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar impossibilitando o uso do computador.

ORGANIZAÇÃO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA

Tema a ser trabalhado
Tema da Proposta: Mídias na educação- Língua Portuguesa / História / Ensino Religioso/ L.E.M. Inglês

Pesquisa prévia, antes de interagir com os alunos

AVALIAÇÃO

O professor deverá fazer o registro das atividades desenvolvidas através da observação sistemática e direta, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pelo adolescente e através de registro para elaboração do relatório individual de cada aluno.

Bibliografia:

http://www.tvbrasil.com.br/salto/boletins2005/gde/tetxt1htm.acessado em 14/10/06.
http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque htm.acessado em 13/10/06.
http://www.comunic.ufsc.br/clipping/clip-130404htm.acessado em 13/120/06.
PERRENOUD,Philippe, 10 Novas competências para Ensinar. Porto Alegre, Ed.Artemed.
MORAN,José MANUEL,Tecnologia da Comunicação e interação - texto de apoio.