sábado, 1 de dezembro de 2012

Atividade 3. 4

rededemocratica.org

Desenvolvimento do projeto





"Quanto mais me capacito
como profissional,
quanto mais sistematizo
minhas experiências,
quanto mais me utilizo do
patrimônio cultural,
que é patrimônio de todos e
ao qual todos devem servir,
mais aumenta minha
responsabilidade com os homens"
"A cultura consiste em criar
e não em repetir"
"Existir humanamente é pronunciar
o mundo, é modificá-lo"
Paulo Freire


PROJETO  SOBRE AGRICULTURA
TEMA PROPOSTO PELOS ALUNOS DO 1° ANO “B”

Introdução
Sabe-se que a linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente  da  ensinada na escola. Tecnologias são os meios, os apoios, as ferramentas que utilizamos para que os alunos aprendam porque o mundo está repleto de símbolos e significados que possibilitam grandes descobertas no ser humano e os próprios jovens  trocam informações entre si .  Antenados com as tendências de modernização e desenvolvimento rural, o profissional  contribui para aumentar a produtividade do solo, conseguindo reduzir os custos do produtor rural, e isso chama a atenção dos jovens  que buscam na agricultura um mercado de trabalho.

Justificativa
Sabemos que as novas formas de agricultura estão entrando em cena, isto é, no mercado de trabalho e  possibilita o desenvolvimento de atitudes essenciais para o indivíduo que busca ser um profissional da área.
Este projeto abordará as diferentes formas de trabalho no campo e fornecerá oportunidadespara explorar a terra como profissão..
Na escola, nós escrevemos porque temos que copiar do quadro. Na internet, escrevemos porque queremos  interagir com os colegas que possuem os mesmos interesses que os nossos.
Nota – se que o professor pode integrar o conteúdo dos livros didáticos, com outras mídias para a pesquisa e/ou aprofundamento dos conteúdos que nos interessam. Dessa forma, em conjunto com  os professores participantes do PROINFO, nós alunos decidimos pela criação de blogs, que serão feitos em grupos e alimentados por nós, sobre os assuntos pré selecionados, com foco voltado para o “BLOG AGRICULTURA”.


Objetivos a serem alcançados:
- Mostrar a origem da agricultura e sua importância para a vida humana.

- Conceituar que a agricultura é o meio pelo qual a humanidade produz os alimentos e as matérias-primas para a fabricação de diversos objetos.

- Diferenciar os sistemas agropecuários que são: agricultura extensiva, agricultura intensiva.

- Destacar as características particulares da agricultura extensiva, agricultura intensiva e as relações de trabalho que vigoram no Brasil como: posseiros, parceiros, pequenos proprietários, arrendatários, assalariados permanentes, assalariados temporários e trabalhadores não-remunerados.

- Analisar algumas formas de exploração dos solos brasileiros, tendo em vista que muitos produtores rurais insistem em cultivar em áreas de declives e realizar queimadas que enfraquecem os solos.
.
  
PÚBLICO ALVO

Alunos do 1° ano “B” e professoras participantes do PROINFO  “100 HORAS 2012”
COMO PROFISSÃO
Nós, alunos do 1° ano “B” da Escola Estadual Alírio Herval, vimos na agronomia uma profissão por estar em contato com a natureza e gostar de trabalhar no campo, por ser morador de Zona Rural. Sabemos que o profissional de agronomia envolve-se em praticamente todas as etapas do processo agrícola - desde o plantio até a comercialização da produção. Ele planeja, organiza e acompanha o cultivo do solo, o combate a pragas e doenças, a colheita, o armazenamento e a distribuição da safra. Para essas atividades, utiliza o computador, informando-se sobre novas tecnologias e pesquisas científicas na área, calculando estoques e checando na internet a cotação dos produtos nas bolsas de valores internacionais.

DURAÇÃO DO PROJETO

Ao longo da última semana do mês de novembro, de acordo com o planejamento do professor.
METODOLOGIA

Primeiramente houve a explanação do professor sobre algumas temáticas que poderiam ser pesquisadas, e em seguida a divisão dos alunos em grupos, onde poderiam decidir o tema de forma livre.Depois o professor atentou para a criação de um blog sobre o tema escolhido para podermos colocar a origem, os conceitos e a importância do assunto escolhido pelo grupo que foi a agricultura. Assim, desenvolveremos pesquisas, textos escritos, debates e troca de informações online (MSN/ SKYPE/ FACEBOOK) para alimentar o blog criado por nós.

CRONOGRAMA


Tempo: Última semana do mês de novembro
Turno: Matutino

Mídias e Técnologias a serem utilizadas:

Planilha de texto ( ) Internet ( ) Excel ( ) Fotos ( )
Pen-drive ( ) Impressora ( ) máquina fotográfica ( )

Tv,Cds, DVD, Computadores, Retroprojetor, câmara digital, gravadores, filmadoras, fita vhs.


NORMAS DE USO
 Desligar o computador, após o uso.
 Não comer na sala de informática.
Se organizar para salvar os trabalhos, para que não ultrapasse o horário estipulado.
Quando vier para a sala de informática, organizar a sala em grupos, sendo que só dispomos de 15 computadores funcionando.
Conversar com os alunos sobre acessar a internet seguramente.

INTERNET SEGURA
 Jamais forneça senha a terceiros. 
 Preste atenção no endereço que está navegando.
Não clique em algum arquivo que você não conheça a origem.
Salve sempre seus trabalhos ao término da aula, pois assim você poderá recuperá-los na aula seguinte.
Ouvir o colega com atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A dúvida de um pode ser a dúvida de todos.
Não apontar lápis, dispor de restos de borracha nas mesas do computador, pois esta sujeira danifica o equipamento. 
 Em caso de dúvidas, chame o professor.
Ao vir para a sala de informática, já tenha em mãos uma ideia do que procurar ou do que fazer.
Tome cuidado com cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar impossibilitando o uso do computador.

ORGANIZAÇÃO DO USO DA SALA DE INFORMÁTICA

Tema a ser trabalhado
Tema da Proposta: Mídias na educação- Língua Portuguesa / História / Ensino Religioso/ L.E.M. Inglês

Pesquisa prévia, antes de interagir com os alunos

AVALIAÇÃO

O professor deverá fazer o registro das atividades desenvolvidas através da observação sistemática e direta, agindo como mediadora de suas conquistas considerando a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pelo adolescente e através de registro para elaboração do relatório individual de cada aluno.

Bibliografia:

http://www.tvbrasil.com.br/salto/boletins2005/gde/tetxt1htm.acessado em 14/10/06.
http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/agosto05/destaque/destaque htm.acessado em 13/10/06.
http://www.comunic.ufsc.br/clipping/clip-130404htm.acessado em 13/120/06.
PERRENOUD,Philippe, 10 Novas competências para Ensinar. Porto Alegre, Ed.Artemed.
MORAN,José MANUEL,Tecnologia da Comunicação e interação - texto de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário