moodle.ufba.br

É um texto não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. Em hipertexto os comentários dos leitores podem se incorporar ao texto original, como links, de modo que, em última instância, é de imaginar a possibilidade que haja apenas um hipertexto que abranja todas as informações e todo o conhecimento da humanidade. Nosso uso de enciclopédias em formato hipertexto é um bom exemplo inicial do que é essa modalidade de texto.
É muito interessante ver o livro "O que vamos guardar de nós?",das professoras Maria Emília Sardelich e Maria Ignez Carvalho, que usam a idéia de hipertexto para a construção de seu livro, abrindo caixas de diálogo onde explicam um termo, agregam uma nova referência, exemplificam um determinado tema com o exemplo de um filme, dentre outras formas de utilização.
“é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, imagens, gráficos ou parte de gráficos, seqüências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertextos. Os itens de informação não são ligados linearmente, como em uma corda com nós, mascada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular. Navegarem um hipertexto significa, portanto desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira. (LÉVY, 1999, p. 33)”
São possibilidades de caminhos que nos são oferecidos, temos autonomia de “navegar” por diversos links e formas de linguagens.
Grupo D
www.infoescola.com › Informática
Nenhum comentário:
Postar um comentário