quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Percepções ao navegar em hipertextos 2.2


fessoralu.blogspot.com




Percepções ao navegar em  hipertextos

      Sabe-se que Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, não-linear, sem ponto fixo de entrada e de saída, sem uma hierarquia pré-determinada, sempre expansível e literalmente sem limite. Surgiu em meados dos anos 1960 por Theodore Nelson para “exprimir a idéia de escrita/leitura em um 
sistema de informática”, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web.
   Chama-se “Navegação”, a metáfora utilizada para descrever o modo como os usuários se movimentam por documentos hipertextuais, já os cibernautas têm, na Internet, um vasto universo a ser descoberto. O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas, por fazer um contraponto à leitura/escrita e permitir ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexíveis.
   Temos no hipertexto uma das importantes ferramentas que procuram possibilitar a participação ativa do usuário na construção do conhecimento de forma cooperativa, com interação coletiva. Pode ser utilizando em sala de aula por ser mais um recurso pedagógico e possível ao ensino/aprendizagem, mudando as relações dentro do espaço da sala de aula.
    Não foi difícil navegar porque encontramos  orientação para tornar a leitura eficiente e prazerosa; as criações de formas para mostrarem ao leitor aonde os links  levam, a qualificação da informação fornecida, para que o leitor possa ter alguma noção do que está visitando; um sistema de leitura fácil e integração das partes do documento/site de maneira coordenada e significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário