Plano de Atividades
Agora que já descrevemos o nosso projeto, é
hora de colocar a teoria em prática!
Este material será o seu principal apoio na
condução das atividades, além de trazer algumas dicas e lembretes importantes.
Este projeto foi pensado de forma coletiva e que
sua execução fosse simples e, com isso, possa ser replicado várias vezes. Por
isso, é essencial que você mergulhe no Plano de Atividades para entender as
etapas e transmitir aos participantes com propriedade e clareza.
TEMA
CENTRAL: Eu e o outro ( Valores)
Público alvo: alunos da turma de Ensino Fundamental de 6º ao 9ºano.
POR QUÊ? Perceber a importância do outro na
nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver
atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de
necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
PERÍODO: primeira semana de novembro de 2012
SUBTEMAS:
Convivência e Regras
Solidariedade e Cooperação
Igualdades e diferenças
respeito à diversidade
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS e metodológicos
Língua portuguesa: Textos para serem interpretados, poesias para ler e produzir, mensagens, fábulas para analisar.
Ensino religioso: Discussão sobre as necessidades básicas do ser
humano.
. Debate sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor
abandonado, diferentes realidades e situações, fome.
Excursão ao asilo, etc.
· Dinâmicas
Geografia: Maquetes ou cartazes dos lugares visitados
· Dramatização (sobre convivência e solidariedade)
· Conversa sobre os temas trabalhados e as realidades vistas
Língua inglesa: Tradução de termos ofensivos de
filmes, músicas que refletem valores negativos.
Estudo do termo “BULLING”
Escrever cartazes com palavras de origem estrangeiras que refletem os
valores. Exemplo PEACE or WAR
DURAÇÃO
50 minutos em cada aula
CULMINÂNCIA
No final da semana haverá uma exposição de cartazes
com fotos e frases, material produzido durante o decorrer do projeto.E também
haverá apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos através de multimídia mostrado e explicados pelo
próprio aluno aos colegas em sala de aula.
AVALIAÇÃO
Ao termino do projeto “Construindo Valores” o professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as
dúvidas,críticas, sugestões e dificuldades apresentadas pelos alunos que também
serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas,
excursões, produções de texto, etc.). Portanto, a avaliação será composta de
observação, análise das atividades práticas e somatórias e auto-avaliação.
Referência
Coleção valores de A a Z
Planejamento e projeto Valores 2.6
ARACAJU-2011
PLANEJAMENTO
O planejamento é uma atividade de reflexão acerca de nossas opções e ações. A ação de planejar, portanto não se reduz ao simples preenchimento de formulário para controle pedagógico; deve ser uma atividade consciente de previsão das ações docentes, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas (ou seja, problemática social, econômica, política e cultural que envolve a comunidade escolar que interagem no processo de ensino).
O significado e a importância do planejamento escolar:
O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor. A complexidade deste trabalho não está vinculada apenas à sala de aula; está também diretamente ligado a exigências sociais e à experiência de vida dos alunos.
O trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, cujo centro está a aprendizagem ou o estudo dos alunos sob a direção do professor. A complexidade deste trabalho não está vinculada apenas à sala de aula; está também diretamente ligado a exigências sociais e à experiência de vida dos alunos.
O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
Segue o nosso projeto sobre VAlORES
Grupo D
recriarcomvoce.com.br
PROJETO
Projeto de Valores
-Construindo Valores”
“Não vá dormir pensando que uma idéia é impossível, pois você pode ser acordado pelo barulho de alguém que a executa”.
Elaborado pelo
Grupo D: Maria Regina, Luci Nunes, Luzia Nunes e Balbiane
JUSTIFICATIVA
Sabe–se que a cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos e deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar, por que Cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos através de projetos escolares que visam a interação e a socialização juntamente com a proposta pedagógica no dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores e o projeto
“Construindo Valores”
Tem por objetivo a transformação do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
OBJETIVOS
Objetivos Gerais:
*Conscientizar os alunos sobre o valor das regras de conduta, ''os Mandamentos da Lei de Deus;”
*Compreender a importância dos valores para a nossa vida;
*Adotar atitudes que visa resgatar valores como respeito, tolerância, bem como valorizar o diálogo, a solidariedade e a justiça.
Objetivos Específicos:
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras.
Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos ter boa educação e boas maneiras.
Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
DESENVOLVIMENTO
A Educação Verdadeira deve simultaneamente, preencher a cabeça com conhecimento e o coração com virtudes, para isso é preciso desenvolver virtudes, valores corrigindo nossos defeitos, imperfeições de caráter. Formando pessoas de “bem”, com grande conhecimento intelectual, priorizando a aquisição de informação em detrimento da formação do caráter, ou seja, desenvolvimento de virtudes, valores humanos, como bondade, compreensão, amor, solidariedade, verdade, bom humor, coragem, humildade, tolerância, paz, alegria, etc. , para um fim benéfico para si e para a humanidade, dessa maneira, a escola passa a ser, um local de avanço para humanidade”.
Concordamos com Herkenhoff (1996, quando diz “não podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade... e é este o
nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos então, fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante que é a formação do ser humano como cidadão ativo, reflexivo e transformador da sociedade.
TEMA CENTRAL: Eu e o outro
Público alvo: alunos da turma de Ensino Fundamental de 6º ao 9ºano.
POR QUÊ? Perceber a importância do outro na
nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
PERÍODO: primeira semana de novembro de 2012
SUBTEMAS:
Convivência e Regras
Solidariedade e Cooperação
Igualdades e diferenças
respeito à diversidade
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS e metodológicos
Língua portuguesa: Textos para serem interpretados, poesias para ler e produzir, mensagens, fábulas para analisar.
Ensino religioso: Discussão sobre as necessidades básicas do ser humano.
. Debate sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes realidades e situações, fome.
Excursão ao asilo, etc.
· Dinâmicas
Geografia: Maquetes ou cartazes dos lugares visitados
· Dramatização (sobre convivência e solidariedade)
· Conversa sobre os temas trabalhados e as realidades vistas
Língua inglesa: Tradução de termos ofensivos de filmes, músicas que refletem valores negativos.
Estudo do termo “BULLING”
Escrever cartazes com palavras de origem estrangeiras que refletem os valores. Exemplo PEACE or WAR
DURAÇÃO
50 minutos em cada aula
CULMINÂNCIA
No final da semana haverá uma exposição de cartazes com fotos e frases, material produzido durante o decorrer do projeto.E também haverá apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos através de multimídia mostrado e explicados pelo próprio aluno aos colegas em sala de aula.
AVALIAÇÃO
Ao termino do projeto “Construindo Valores” o professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as dúvidas,críticas, sugestões e dificuldades apresentadas pelos alunos que também serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas, excursões, produções de
texto, etc.). Portanto, a avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e somatórias e auto-avaliação.
Referência
Coleção valores de A a Z
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