RELATÓRIO
Este relatório
de atividades de como foi realizado o plano de aula no laboratório da escola
estadual “Alírio Herval’, usando as TICs disponíveis na escola.
Para que esta aula fosse concretizada, foi realizada
uma reunião, no inicio do mês de outubro,
organizada por todos os professores do
grupo D, juntamente com as
supervisoras Lucilene e Tânia e vice-direção da escola. O principal objetivo
foi alcançado, apesar de alguns entraves, mas
o principal objetivo foi
alcançado, o aumento de acesso e o uso das
TIC pela comunidade educativa.
Primeiramente pedimos ao funcionário Sebastião para ligar
os computadores. Descemos com a turma do
2 º ano A, para trabalhar com eles exercícios de pesquisa
e respostas de exercícios
Conseguimos, com o nosso plano TIC e com as suas atividades
impulsionar o recurso às novas
tecnologias levando os alunos a
realizar as tarefas em grupo porque alguns computadores não funcionaram e
apenas 15 máquinas ficaram disponíveis para
os alunos. O número de computadores disponíveis não foi suficiente Houve um certo tumulto porque alguns alunos já
conheciam e sabiam usar o aparelho, enquanto outros não sabiam como trabalhar
com o mesmo.
Atendendo às características do nosso agrupamento, a aula
fluiu com sucesso. Alguns reclamaram e outros gostaram muito. Outras turmas também realizaram as tarefas: 9° ano C e
9 °ano A.
9 °ano A.
FALHAS DOS
COMPUTADORES
Por se tratarem de laboratório escolar onde outras pessoas também
tem acesso,
Ocorreram muitos
problemas técnicos e foi necessário ajuda a um funcionário da escola que trabalha
na secretaria e sabe eletrônica.
Em segundo lugar houve os problemas de mal funcionamento de teclado e
do mouse.
Foi preciso e reconectar
alguns fios. Outro problema
freqüente é a instabilidade de conexão em redes .
DISPONIBILIDADE PARA OS ALUNOS
Número de horas
que os alunos usam o computador por semana não foi definido ficando a
responsabilidade com o professor que irá marcar o dia e o horário que usará o laboratório
na escola. Algumas as turmas utilizam o
laboratório de informática com desktops várias vezes por semana durante 50 minutos. Este tempo foi estipulado
para criar uma logística de uso, para que as turmas pudessem utilizar a sala de forma organizada, com acompanhamento do
No entanto, os professores podem utilizar o laboratório
outros dias, verificando a disponibilidade do mesmo. O professor que deseja
usar os equipamentos faz um
agendamento prévio
com a equipe da biblioteca. Entre as
atividades realizadas estão a
construção de gráficos, pesquisa na Internet, criação e
acesso à e-mails e blogs.
De acordo com o que foi pesquisado, este número de horas
não é suficiente para desenvolver
as atividades educacionais com êxito. Em uma aula de
45min não há tempo hábil para ligar todos os
computadores , distribuir as máquinas e completar uma atividade. Houve,
quando
possível, troca de
aulas entre professores. Neste modelo acaba ocorrendo o que chamamos de “dobradinha”
(duas aulas seguidas), com total flexibilidade e apoio da gestão da escola o
que acaba facilitando a atividade.
Desafios:
Flexibilizar o horário do ciclo
II, aumentando a duração da aula;
Desenvolver o planejamento
interdisciplinar no ciclo II, o que facilitaria a
flexibilização dos horários para uso dos laptops;
Conseguir que todos os professores de
todas as disciplinas consigam planejar
suas aulas prevendo o uso dos laptops;
Organização eficiente da monitoria;
Manter todas as máquinas funcionando
sem problemas e garantir o acesso à
Internet todos os dias e horários;
Problemas:
Falta de organização dos monitores em
algumas ocasiões, o que acarreta
atrasos e problemas no desenvolvimento das aulas;
Dificuldades no acesso à Internet, o
que causa tumulto na aula;
Dificuldades dos professores em
planejar aulas por meio do desenvolvimento de projetos;
Duração curta da aula 50 minutos.
d. Atividades realizadas pelos alunos: produção dos
alunos
Geralmente os alunos realizam as seguintes atividades, de
acordo com o planejamento
de cada professor:
Pesquisa na Internet;
Uso da câmera fotográfica;
Uso do recurso vídeo;
Produção de textos;
Uso do e-mail;
Produção de blog;
Publicação de textos de autoria dos
alunos em blogs (da classe ou individuais);
Produção de gráficos e tabelas;
MATERIAL DE APOIO
Software:
IMC: medição do índice de massa
corporal
Paint (oficina de desenho):
aplicativo para desenho
Jogos da memória: uma versão para
números e palavras e outra para figuras e palavras
Portais:
Blog - criação de páginas pessoais com
entradas organizadas cronologicamente
Wiki - edição colaborativa de textos
Papel que estes materiais desempenham na execução das
atividades de aprendizagem:
Software:
Paint: permite que o aprendiz se
expresse graficamente, além de permitir trabalhar
conceitos de geometria
Jogos da memória: ferramentas para
alfabetização e para aprendizagem de sistema
numérico; desenvolvido pela Universidade Federal de São
Carlos.
Portais:
Blog e Wiki - estimular o
desenvolvimento da capacidade de expressão textual através
de ferramentas de comunicação virtual, já que ambos
tinham visibilidade pública.
4.4 SISTEMAS DE
INFORMAÇÃO
A implementação do projeto passou por crescente adesão
participativa ao processo de
desenvolvimento da experiência educacional protótipo, via
consultas informais aos
estudantes, educadores, pais e consultas formais através
do conselho da escola. A
comunidade educativa ESB tem compartilhado um ciclo de
progresso espiral, incremental e
sustentável de construção de conhecimento, com
interatividade e colaboração conforme o
encadeamento de ações educativas inovadoras individuais e
coletivas relativas ao projeto.
PRINCIPAIS LIÇÕES
APRENDIDAS
As principais lições aprendidas foram:
Necessidade de levantamento inicial
sobre as expectativas de todas as pessoas que
participarão do Projeto para a sua realização;
Criar indicadores para observação e
registro acerca do desenvolvimento das ações,
formação do cente e práticas de sala de aula (antes,
durante e ao final do Projeto);
Avaliar a produção dos alunos antes e
depois do projeto com critérios claros e definidos
antes do início do projeto e com base nas expectativas de
aprendizagem;
Entrevistar professores durante o
desenvolvimento do trabalho com os laptops e depois;
Desenvolvimento e aplicação de
questionários de satisfação para pais, alunos,
professores e gestão;
Observação, comparação e análise de
práticas de sala de aula antes e depois do uso dos
laptops.
O uso das TIC
pelos alunos e o papel do professor
É absolutamente certo que a realidade das salas de aula
nas escolas do 1º ciclo do ensino básico é muito diversa – como será diversa a
quantidade de computadores portáteis que os alunos trazem para a escola ou que
a escola pode oferecer. Por isso mesmo, é essencial trabalhar com a realidade da
escola, da sala de aula e dos alunos (a sua realidade social e familiar, o seu
contexto de vida).
É absolutamente certo que a realidade das salas de aula
nas escolas do 1º ciclo do ensino básico é muito diversa – como será diversa a
quantidade de computadores portáteis que os alunos trazem para a escola ou que
a escola pode oferecer. Por isso mesmo, é essencial trabalhar com a realidade da
escola, da sala de aula e dos alunos (a sua realidade social e familiar, o seu
contexto de vida).
Em todas as circunstâncias o professor tem que situar os princípios pedagógicos e as orientações curriculares no quadro da realidade da sua sala de aula. Isto significa que tem que ser capaz de recontextualizar os princípios pedagógicos que reconhece como úteis para trabalhar na sua sala de aula mantendo sempre presente o interesse dos alunos. Pensar as TIC na educação, implica que o professor:
Em todas as circunstâncias o professor tem que situar os princípios pedagógicos e as orientações curriculares no quadro da realidade da sua sala de aula. Isto significa que tem que ser capaz de recontextualizar os princípios pedagógicos que reconhece como úteis para trabalhar na sua sala de aula mantendo sempre presente o interesse dos alunos. Pensar as TIC na educação, implica que o professor:
reflita sobre os
seus objetivos, (ii) suas consequências do seu trabalho com os
alunos, (iii) considere as necessidades e expectativas dos alunos e das suas
famílias.
A satisfação do professor é a satisfação de ver os seus alunos crescer – em termos cognitivos, afetivos e sociais – e perceber o seu papel nesse crescimento com os recursos que teme, principalmente , sentido transformador no uso dos computadores no ambiente escolar.
O professor não deve esperar que os computadores contenham exatamente as propostas de que precisa para trabalhar com os seus alunos. A sua expectativa relativamente à utilidade dos computadores que os alunos têm na sala de aula deve residir na ideia de que são recursos que o professor precisa conhecer, explorar e adaptar aos seus objectivos – sabendo-se que, tal como qualquer outro recurso, eles ajudarão a transformar as suas próprias práticas na sala de aula.
A satisfação do professor é a satisfação de ver os seus alunos crescer – em termos cognitivos, afetivos e sociais – e perceber o seu papel nesse crescimento com os recursos que teme, principalmente , sentido transformador no uso dos computadores no ambiente escolar.
O professor não deve esperar que os computadores contenham exatamente as propostas de que precisa para trabalhar com os seus alunos. A sua expectativa relativamente à utilidade dos computadores que os alunos têm na sala de aula deve residir na ideia de que são recursos que o professor precisa conhecer, explorar e adaptar aos seus objectivos – sabendo-se que, tal como qualquer outro recurso, eles ajudarão a transformar as suas próprias práticas na sala de aula.
Grupo D
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